segunda-feira, 14 de abril de 2014

Educação ambiental científica.


 

 

4)Elemento da flora/fauna da terra. A função do Reino Vegetal.

   O Reino Vegetal, cobertura vegetal – árvore, arbusto e relva. A cobertura vegetal, completa, é o único elemento físico/orgânico que é recurso natural, ou seja, que integra, gera, e mantém todas as formas de vida, inclusive a si mesmo.

Não se tem notícia de que uma mata ou selva tenha sofrido algum dano causado por seus elementos vegetais. O vegetal está intimamente ligado às variáveis atmosféricas – energia luminosa e calorífica da luz (incidente e refletida) do Sol; direção e intensidade dos ventos; umidade do chão e do Ar Atmosférico, pressão atmosférica, temperatura ambiental; formação e manutenção do solo de sedimentação (o que gera vida).

O vegetal retrata, no seu corpo, o clima do passado, do presente e do futuro; cobertura vegetal, completa, significa ar puro para a respiração aeróbica dos animais. O vegetal é o alicerce de o CICLO ALIMENTAR ou nutricional da vida. Ciclo alimentar da vida: vegetal – animal – microrganismos, e

                                                                       Vegetal.

Tudo o que o homem come vem do reino vegetal – a carne do boi, o peixe do mar, o ovo, o mel, o leite.

Todos os vegetais têm alimentos para o homem, para os outros animais e para microrganismos. O homem come todas as partes dos vegetais - raízes, caule, ramo, folha, flor frutas, sementes.

 Para o homem o vegetal é o alimento, o remédio, o oxigênio da respiração, a casa, o chapéu, a mesa, a cama, a roupa, o calçado, o vinho e finalmente sua última morada – o caixão fúnebre. O vegetal nasce, cresce, faz sexo, vive e morre. O Vegetal inspira o gás carbônico da nossa (animal) expiração e expira o oxigênio (somente na presença da luz) da nossa (animal) inspiração.

Nesta seção, deste Veredicto, vamos apresentar o mecanismo da respiração (inspiração+expiração) do vegetal: C6 H12 O6 + 6 O2  implica em 6CO2 +H2O. Esta formula, equação matemática, com 2 membros, mostra no primeiro membro: 6 átomos de carbono (C), 12 átomos de hidrogênio (H), 6 de oxigênio e mais 6 moléculas de O2 no primeiro membro(inspiração), para se ter no 2º membro da equação 6 moléculas de CO2 (são gases) e uma molécula de água da INSPIRAÇÃO ( para a inspiração aeróbica dos animais).

O oxigênio da atmosfera seria suficiente para a respiração do reino animal se não fosse a poluição do Ar produzida pela Natureza (nas atividades vulcânicas, por exemplo) e pelo homem (no seu progresso(?)).

A quantidade de agentes poluentes, lançados na atmosfera pelas atividades industriais do homem, é, em valor absoluto, maior do que a oferta de oxigênio fornecido pelo reino vegetal; outra agravante é que o progresso do homem implica no desmatamento para criar espaço, impondo sua tecnologia, um beco sem saída para a vida na Terra; lembrando que o progresso do homem também degrada o solo, a água diretamente; o exemplo mais significativo é o petróleo, o 2º lixo mais nocivo da Terra; onde tem petróleo não tem vida;

A esperança de Deus e de Mãe-natureza é de que o petróleo acabe (se esgote) antes que toda vida na Terra seja destruída por esse lixo demoníaco.

A parte mais poluída da atmosfera é aquela que está mais próxima do chão, onde acontece a atividade de degradação ambiental do progresso do homem, e coincidentemente onde estão as fossas nasais do aparelho respiratório dos animais (e do homem).Não é por acaso que os vegetais (árvore, arbusto e relva) estão no mesmo espaço das narinas dos animais. Outro elemento que oferece oxigênio à altura, que favorece a respiração aeróbica dos animais, são as chuvas, que trazem, a reboque, o oxigênio abundante do Ar atmosférico, mas depende da qualidade do Ar no lugar, no espaço atmosférico, ou seja, baixa poluição.

 

Existem instrumentos eletrônicos para medir o gás carbônico e medir o oxigênio do ambiente. Experimentos, testes realizados no clima (e no ambiente) do semiárido nordestino comprovaram que o volume de oxigênio fornecido (liberado) por uma planta é 5% do volume de massa vegetal do seu corpo (ramos, caule, casca, folha, flores) para pressão atmosférica maior que 1,2Kg/cm², durante as 12 horas (de luz solar) de Sol. Exemplo: uma massa vegetal de 17m³ fornece 17x5:100= 0,85m³ de oxigênio em 12 horas. O volume de gás carbônico absorvido pelo vegetal é aproximadamente igual ao volume de oxigênio liberado. Esta explicação é válida para toda massa vegetal verde (viva) – árvore, arbusto e relva (gramíneas), plantas rasteiras. As árvores são mais favoráveis na captação de gás carbônico, e suprimento de oxigênio porque sua massa vegetal  - caule, copa, massa aérea,  ocupam uma grande área, reciclando os gases supra citados.

 

 
Transcrito do Informativo  " O Veredicto", desta mesma Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário