sábado, 22 de novembro de 2014

Educação ambiental.


Excelentíssimo Senhor Comandante do  1º Grupamento de Engenharia e Construção.


     Como acontece desde 1.994 estamos partilhando, com essa Instituição, informações ambientais, sociais, culturais do semiárido nordestino, por saber que as Forças Armadas são a última reserva moral deste País, embora vez por outra venham sofrendo corrosões que se tornam públicas; com relação a essa OM do EB a corrosão se revelou quando o apóstolo de Exu tornou pública a ordem de empregar os Batalhões de Engenharia do EB para fazer a “sangria” do RSF, acelerando o processo de desintegração daquele que já foi chamado Rio da Unidade Nacional. Logo o Exército que  tem o dever  Constitucional de defender a ordem e a Lei, a soberania e independência do País; diante da testemunhal agonia do rio,  o Exército será  o último carrasco do São Francisco.
Para justificar esta afirmativa vamos registrar alguns tópicos que envolvem a transposição de água do RSF para o semi-árido, provavelmente estranhas para V. Exa e comandados: a idéia surgiu em 1.847 quando a vazão média de água do Rio era de 3.200m³/Seg; no Governo de Itamar Franco o Ministro dos Recursos Hídricos, Aluízio Alves,  propôs uma transposição de 200m³/Seg; no 1º governo FHC a transposição chegaria a 150m³/seg; no 2º governo FHC seriam 70m³/seg; no 1º governo Lula a transposição seria de 30m³/seg. De posse da proposta-ciro-gomes calculamos o volume de água que chegaria ao RN, considerando a perda por evaporação e infiltração dessa água que seria lançada no leito seco e salinizado dos rios Açu e Apodi e depois armazenada  no açude Armando Ribeiro Gonçalves e no açude do Apodi, concluindo, matematicamente, que seriam 400 litros de água por km², por dia, em 1/3 do RN. Em 2.005 uma equipe da Universidade Federal de Brasília fez análise da água de açudes  no Oeste RN, para identificar a origem de câncer em pessoas e animais, da área,  concluindo-se  tratar-se  de um microrganismo endêmico gerado nesse tipo de armazenamento de água; a água do açude que abastecia o município de Lucrécia, e outros, foi condenada inclusive para irrigação.Em julho 2.006 fizeram análise da água do açude Armando Ribeiro Gonçalves constatando-se a presença do mesmo microorganismo e ainda – o volume de veneno da lavoura desenvolvida na represa do açude causou espanto até no Presidente da CAERN, companhia que vende essa água para 60% do RN; essa represa recebe diariamente milhares de metros cúbicos de resíduos minerais produzidos nos minérios circunvizinhos; há notícia, inclusive, que existe urânio sob essa água.

No ano 2.000 um integrante do Governo FHC sugeriu, publicamente, que os Batalhões de Engenharia do EB fossem empregados na transposição de água do RSF, tendo em vista que as empreiteiras costumeiramente empregadas nessas obras estavam envolvidas em falcatruas e outras técnicas criminosas de nossa cultura; políticos que dependem do dinheiro sujo dessas empreiteiras publicaram na Imprensa de Recife e da Região Sudeste a informação de que os Batalhões de Engenharia não tinham condições de realizar obra de tal envergadura. Sabe-se, entretanto, que a transposição de água de rios é do domínio público desde os primórdios da civilização humana e há, inclusive, animais que, instintivamente, desviam os cursos de água corrente. Em 2.000 essa transposição  teria recursos de um banco (ou do Governo) Espanhol, devendo começar em 2.001; acontece  que nesse ano (2.000) a região Sudeste, onde estão as nascentes do RSF e afluentes, recebeu um volume de chuvas inferior a 50%(houve inclusive racionamento de água) e consequentemente a vazão média de água do Velho Chico baixou para 600m³/seg., 1/3 do normal; o ministro Fernando Bezerra perdeu o emprego(ou cargo) e foi dispensado do seu partido (PMDB) político.
  Em 1.984 a vazão média de água do RSF era de 2.400m³/seg. em 1.990 era de 2.000m³/seg. em 1.994 era de 1.800m³/seg e hoje é de 1.600m³/seg;  dezenas de cidades e vilas ribeirinhas ao SF lançam no rio 400m³/segundo de esgoto e 3.000m³/seg de lixo sólido. A lavoura irrigada junto ás margens do SF e afluentes introduz de 9 a 70 gramas de argila por litro de água(dependendo do volume ou vazão de água).
A transposição de água do SF nos moldes propostos pela engenharia brasileira  seria,em nossos dias, a maior catástrofe ambiental da América do Sul. Ao sabermos de que essa OM havia aceitado passivamente (e provavelmente com euforia) a missão de acelerar a morte do Velho Chico(inocentemente, sem se dar conta) chegamos a conclusão que a cartilha de Recursos Naturais empregada  nos cursos de Engenharia do IME tem a mesma classificação instintiva da cartilha difundida em todas as faculdades do Brasil; é a letra do samba do crioulo doido.
Recurso Natural é todo elemento físico ou físico/orgânico que traz benefício, irrestrito, a todas as formas de vida. Portanto, petróleo é o 2º lixo mais nocivo da Terra; onde tem petróleo não tem água (H²O), não tem atmosfera, não tem vida, não tem Natureza; petróleo é produto de morte e não qualidade de vida, como está no gibi dos USA e do BR.
O rio São Francisco necessita, já, de uma TRANSfusão de Vida, o que será feito suspendendo-se todas as atividades humanas(desenvolvimento?) que vitimaram o Velho Chico, desde a nascente à foz.

   Em tempo!

    O Homem não é apenas um corpo animal instintivo feito de barro que volta ao pó(mortal); seu corpo é invólucro(ou templo) de um Espírito eterno, potencialmente intelectual, que pode ser a imagem  e semelhança de Deus ou do diabo, de acordo com os seus pensamentos, palavras e ações; isto é o que nos faz cidadãos do Universo e não apenas terráqueos.

Com meus protestos de elevada estima e distinta consideração,





     
     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário