terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Educação ambiental.

Nessa imagem 2 posições do globo terrestre; o gobo da esquerda mostra em primeiro plano a América Central, ladeada pela América do Sul (embaixo) e América do Norte; o Globo da direita nos interessa pela presença da América do Sul, nosso Continente, e pelo Continente  Antártico, co 14.000.000km² onde está a maior massa de água doce da Terra, mas no estado sólido, com camada de gelo que pode passar de 5 km de espessura, junto ao Polo Sul; nosso estudo dos fenômenos climáticos El ñino e La ñina nascem nessa área do Oceano Pacífico, junto ao Continente da América do Sul, determinados por 2 elementos físicos - o gelo eterno da Antártica, e a maior atividade vulcânica do Planeta Terra; enquanto o gelo esfria o tempo, esfria parte da água do Oceano, as atividades vulcânicas esquentam;
A comunidade científica que vem estudando os fenômenos El ñino e La ñina desde 1.823, até hoje não sabia explicar a razão da mudança brusca na temperatura da água do Oceano; há quem acredite (e propaga) de que seria a luz do Sol; outra corrente de cientistas afirma que são os ventos  que aquecem a água do Oceano; Nós, dsoriedem.blogspot.com      Educação ambiental científica, TEMOS a convicção de que a luz do Sol, e/ou os ventos, NÃO teriam condições de aquecer a água  de um Oceano, ou parte dela, principalmente no Oceano Pacífico que tem profundidade de até 10km; quanto aos ventos, SABE-SE que o vento é ar atmosférico em movimento (existem mais 2 movimentos do vento) horizontal, CRIADO pela diferença (potencial) de temperatura entre duas áreas adjacentes, da área fria para a área mais quente; embora a luz solar seja muito intensa no NEBR, só consegue aquecer uma fina camada da superfície da água dos açudes, de modo que a um metro abaixo da superfície da água  a temperatura é 2 ou 3ºC MENOR (água fria); mas sabe-se, também, ainda aplicando as experiências, investigações da água do açude, no NE, que onde quer que estejamos na margem da represa do açude, o vento tem o sentido - da água (represa) para o terreno em torno da represa; durante o dia o terreno é mais quente do que a água do açude; à noite (na ausência do Sol) o terreno esfria muito rapidamente, quando o  vento para, ou toma sentido contrário - do terreno para a água; outra investigação que mostra a origem do vento, acontece claramente no NE; enquanto a água do Mar do NE atinge temperatura de 24ºC, durante o dia, o continente NE tem temperatura de 36ºC, criando o vento que nasce no Mar e caminha para o continente; à noite o continente esfria mais rapidamente do que a água do Oceano, quando o vento para, ou toma sentido contrário; a área quente funciona como exaustor, provocando o fluxo do vento; outro exemplo: quando acendemos o fogão de lenha de da nossa casa, o fogo arrasta  o ar, imprimindo-lhe um fluxo que vai sair com a fumaça pela chaminé do fogão. A maior temperatura sempre funciona como exaustor, criando o vento; isto é o que acontece om as frentes de ar, com a circulação do Ar na atmosfera: os ventos saem dos Polos N e S para os trópicos mais quentes; dos trópicos os ventos vão para  (a linha) o Equador.

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