sábado, 23 de junho de 2012



               CIDADE RACIONALIZADA DO FUTURO.
             PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA URBANA.

         JUSTIFICATIVA DOS OBJETIVOS PRECONIZADOS.

- A Água para o abastecimento urbano – água H2O captada da nuvem, sem minerais, sem matéria orgânica animal e vegetal, sem lixo, sem microrganismos anaeróbicos, sem veneno, ou outros corpos estranhos; e ARMAZENADA sem perda, sem fuga, sem contato com o chão ou outros corpos da litosfera, a água mais pura da Natureza, isenta do dispêndio de filtragem ou tratamento, e protegida dos poluentes urbanos e industriais.
-AR, com o mínimo de poluição atmosférica com 21% de oxigênio, disponibilizado abundantemente e permanentemente sobre a área urbana, condicionada de forma natural por intermédio de uma cobertura vegetal, dentro e em torno da área urbana, de 2m³ de massa vegetal por m², capaz de fornecer, em oxigênio, com 12 horas de Sol, 5% do volume  de massa orgânica vegetal viva; consequentemente pode absorver e transformar igual volume de poluição atmosférica produzida pelos “motores do progresso???”
-Reciclagem total do lixo inorgânico e reintrodução dos resíduos orgânicos de origem vegetal e animal na Natureza;
-Destinação ecologicamente correta dos excrementos humanos e dejetos – convertidos em adubação orgânica - reintroduzida na Natureza – do pó ao pó;
-Não há lixo; não há esgoto.
-Ciente e conscientemente 80% da área urbana destinar-se-ão ao cultivo e manutenção de uma cobertura vegetal permanente que cumprirá 3 funções básicas:  1) fornecimento de oxigênio – 21% para a respiração aeróbica; 2) produção, dentro da área urbana, de 60% do alimento da população urbana; 3) área PERMEÁVEL para absorção imediata de 70% da água da chuva precipitada, uma forma segura de evitar alagamentos, transtornos.
-Ao invés de esgoto, o sistema de galerias subterrâneas auxilia o escoamento das águas pluviais para fora da área urbana.


A Cidade racionalizada do futuro.
O futuro da humanidade depende da adequação de técnicas já conhecidas para equalização dos recursos naturais ás necessidades do MEIO URBANO, sem agressões aos elementos da vida e do clima, sem degradação ambiental, e ainda, criando uma relação de respeito e afeição entre o Homem e a Natureza.

1)20m² de área coberta e fechada por habitante, incluindo a circulação interna, escada e elevadores do prédio; Otimização justificada.

2) 6m² de área impermeável em torno do prédio para passeio de pedestres, calçada, área de recreação e lazer por habitante do prédio; otimização justificada.

3)100m² por automóvel para impermeabilização em ruas, estradas sendo 6m² em área de estacionamento de um automóvel, destinando-se um automóvel para 4 pessoas, um ônibus para 30 pessoas e metrô de superfície. Otimização comentada.

4)Instalações elétricas e telefônica com fios subterrâneos(canos) reduzindo-se os postes da rua e cada prédio terá externamente sua iluminação pública, sem postes;

5)Abastecimento de água captada e armazenada diretamente das nuvens sem contato com o chão, sem minerais, sem matéria orgânica, sem sujeira, tal qual vem das nuvens, isenta de filtragem e tratamento dispendiosos, com a área de captação e armazenamento de água a 10 km (ou mais)de distância da área urbana; Discutida, justificada.

6)Armazenamento dos excrementos em depósitos removíveis e permutáveis sem as drogas da limpeza que degradam a vida – sabão, detergente, desinfetante. A exemplo dos excrementos de todos os animais as fezes e urina do Homem são adubo orgânico para as plantas. Esse material será levado para o campo onde será incorporado ao solo com arado do trator a uma distância de 10 a 20 km da área urbana; Ecologicamente correta.

7) Coleta e reciclagem total do plástico, isopor, nylon, borracha, vidro, metais. Porcelana, cerâmica é terra e devem ser trituradas e reintegradas ao chão como enchimento na construção civil. Matéria orgânica animal e vegetal é pó e deve voltar ao pó – reintroduzida na Natureza. Do domínio público.
8)restos de comida da cozinha, cascas de frutas, frutas descartadas seguem para o campo com os excrementos. Animais mortos e componentes do corpo animal serão enterrados no campo, como já acontece com o corpo humano, no cemitério – é pó e volta ao pó.
9)100m² por habitante, área PERMEÁVEL, natural destinada à arborização com árvores, arbustos e relva(gramíneas) para a produção de alimentos, oxigênio(ver detalhes), controle de temperatura e ventilação; coerência comentada.

10) sem excrementos na cidade o sistema de esgoto será utilizado como sistema de canalização das águas pluviais, ajudando(com o terreno permeável) a escoar a água excessiva das chuvas para fora da cidade. Nesse sistema será introduzida a água servida da lavagem de roupa e do banho; compatível.

11)O crescimento da cidade é VERTICAL de modo a situar o maior número de pessoas em uma área, cada prédio com sua estrutura independente de arborização, lazer, circulação; Exemplo: um prédio ocupando uma área de 20x40=800m², com 50 andares; 50x800=40.000m² de área coberta e fechada. 40.000:20=2.000 habitantes no prédio.
12)Aproveitamento da energia eólica e solar instalando-se no topo do prédio 2 sistemas de geração de energia – eólica e solar, e aquecimento de água para os chuveiros e para as cozinhas dos apartamentos. A idéia é diminuir a dependência de energia elétrica  gerada fora.
13) os fornos e fogões das cozinhas são elétricos ou micro-ondas, dispensando-se o sistema de gás, lembrando que o aquecimento auxiliar da água para cozer os alimentos é feito pela energia solar, no topo do prédio.
14)Optar por automóveis, ônibus, trens acionados(o motor) por energia renováveis, inesgotáveis, não poluidoras. Já conhecidas: elétrica, hidrogênio, ar comprimido.
Obs: para se produzir um litro de álcool de cana-de-açúcar são destruídos quase 1.000 litros de água doce. Vamos deixar a Cana-de-açúcar para o açúcar – sacarose, principal alimento da gente.

15)As ruas, calçadas e estradas na cidade são construídas incorporando-se ao asfalto ou massa de cimento/areia toda borracha, isopor, plástico, vidro coletados do lixo, mas não são reutilizados para formar peças, embalagens. Esse mesmo material é apropriado para confeccionar caixas para armazenar água. Nos diversos casos o material é transformado em pó. O asfalto é preparado quente junto com o material do lixo. Com esse material fazendo parte do piso das estradas, ruas, calçadas aumenta-se a aderência dos pneus do automóvel com o piso, sem aumentar o desgaste, sem abrasividade, aumentando a vida útil do pneu e da rua e tornando útil o que era “lixo”
16)Criam-se parques industriais em áreas específicas, 30 ou 40 km da área urbana.
17) A criação e produção de carne, leite, ovos, mel de abelha serão feitas no campo, inclusive o abatedouro dos animais. Deve ser um lugar asseado, agredindo-se o menos possível o animal abatido. O certo seria se o homem não comesse carnes; Existem leite, ovos e mel de origem animal que reúnem todos os elementos nutricionais do corpo humano e para se dispor desses alimentos não é preciso ABATER(matar) o animal.
18)Cada cidade será limitada com uma população de até 1.000.000 de habitantes e a distância entre as cidades não pode ser menor que 50km. Os prédios, edifícios da cidade são destinados à habitação (residencial) e de serviços;
19) racionalidade da verticalidade da cidade: vimos que em um prédio que ocupa uma área(com a base) de 800m², 50 andares, moram 2.000 pessoas. Esse prédio dispõe de uma área externa de lazer, calçamento de 2.000x6=12.000m²; tem 2.000:4=500 automóveis que dispõem de 500x6=3.000m² para estacionamento; pertencem a esse prédio 500x94=47.000m² de estradas e ruas que ligam esse prédio ao restante da cidade; 100x2.000=200.000m² de área arborizada e permeabilizada;
Área IMPERMEÁVEL: 12.000+3.000+47.000=62.000m²; área ocupada pelo prédio 800m². Área arborizada 200.000m², total de 262.800:2.000=131,4m² por habitante.
20) Cidade com 1.000.000 de habitantes ocuparia 131,4km². Natal-RN tem 900.000 habitantes com uma área compacta impermeabilizada – estradas, calçadas, calçamentos, prédios de 180km². Com as dunas preservadas a área urbana da Grande Natal tem 400km², mas a vegetação arbustiva, raquítica de 0,5m³/m² de massa vegetal não é capaz de fornecer oxigênio, e nem alimentos para essa população humana.
21)A cidade racionalizada(e humanizada) de 1.000.000 de habitantes dispõe de uma área arborizada de 100x1.000.000=100km² prevendo-se 2m³/m² de massa vegetal, com árvores e arbustos frutíferos, legumes, cereais, tubérculos, hortaliças, cultivo e colheita de responsabilidade de todos, 200.000.000m³ de massa vegetal.
22) No clima(e altitude) do Nordeste o vegetal fornece em oxigênio, durante o dia de 12 horas de Sol e na pressão atmosférica  de 1kg/cm², 5% da massa vegetal, 10.000.000m³ de oxigênio. A criança inspira 5m³ de oxigênio em 24 horas; o adulto até 10m³ de oxigênio em 24 horas.
23) a água do abastecimento urbano é captada e armazenada das chuvas sem contato com o chão, sem minerais, sem matéria orgânica, sem poluição. Área de captação e armazenamento da água das chuvas deve ficar a 20km da área urbana e a 30km do parque industrial. De acordo com a ONU são 100 litros de água por pessoa ao dia, sendo que 30 litros por pessoa ao dia são para a descarga e higiene do vaso sanitário, bidê, mictório; Os excrementos depositados no vaso sanitário, mictório, bidê e a água da descarga vão para o campo.
24)O vaso sanitário pode ser fabricado com material não aderente para os excrementos e pode ser adaptado para as 3 funções numa mesma peça.Os 70 litros restantes da água destinam-se, por pessoa, ao dia: 3 litros de água para beber em 24 horas; 10 litros para lavar e cozer os alimentos e lavar a louça; 17 litros para lavar a roupa; 40 litros para tomar banhos(2?)
25) a água servida na lavagem de roupas e nos banhos vai para o sistema de águas pluviais(sistema transformado do sistema de esgoto); a água servida na lavagem dos alimentos e da louça utilizada para os alimentos, na pia da cozinha, vai com os excrementos para o campo;
26)A cidade de 1.000.000 de habitantes terá, no máximo, 1.000.000:2.000=500 edifícios residenciais. Não pode se situar próximos de rios(a 1km do leito do rio), não deve haver rios, riachos ou canais dentro da cidade, de modo a evitar enchentes, alagamentos, lembrando que o sistema de esgoto é transformado em escoamento da água;

27) Nos 100km² de área arborizada a infiltração de água da chuva pode ser de 80% como acontece com as dunas de Natal-RN; vai depender da capacidade do terreno em drenar a água e da espessura do terreno permeável. Lembrando que nessa cidade 31,4km² são impermeáveis, água que deve escorrer para a área permeável. 100mm de chuvas significam 100 litros de água por metro quadrado, o que pode ser transtorno se acontecer em curto período.

28)Os excrementos são armazenados em depósitos  removíveis e permutáveis disponibilizados em cada prédio. Cada ser humano expele, em média, por dia 2 Litros de urina e um litro de fezes= 3 litros de excrementos, seriam 6m³ de excrementos no prédio de 2.000 habitantes; tem mais 30x2.000:1.000=60m³ de água da descarga e limpeza do vaso sanitário. Esse material – fezes, urina e água vão para o campo, tanque de 10m³ conduzido para o campo por um carro-pipa;

29) a água para o abastecimento urbano. 100L por pessoa ao dia são 36,5m³ de água por pessoa ao ano. Para a cidade de 1.000.000 de habitantes são 36.500.000m³ de água por ano; Em 80% do Brasil o volume de chuvas precipitadas é de 2.000.000m³ de água das chuvas por quilômetro quadrado ao ano. 36.500.000: 2.000.000=18,25km² para se captar essa água, acrescentemos 1,75km² para as cisternas de armazenamento dessa água, total de 20km².
30)Em grande parte do Brasil a estação chuvosa tem 6 meses por ano, com 6 meses de verão sem chuvas(ou com pouca chuva). A estação das chuvas não coincide com a estação inverno. A  flora e a fauna necessitam de água doce todos os dias do ano. A nossa cidade  tem 100km² arborizados com 200.000.000m³ de massa vegetal. A planta necessita, em média, de 5 litros de água por metro cúbico de massa vegetal, ao dia, 1,825m³ de água por m³ de massa vegetal ao ano, e essa massa vegetal necessita de 365.000.000m³ de água por ano. Durante os 6 meses de verão  toda massa vegetal necessita de 180.000.000m³ de água. 180.000.000:2.000.000=90km² para se captar a água da chuva para irrigação das plantas no verão.
31) o cálculo do volume de água para se produzir alimentos( no NE) é de 300 litros(média) por pessoa ao DIA, para se produzir 1.450 gramas de alimentos para 2.300 calorias em frutas, legumes, cereais, tubérculos, hortaliças, carne, ovos, mel, café, leite. Para a cidade de 1.000.000 de habitantes seriam 300.000m³ de água por dia, 60.000m³ de massa vegetal para 1.450 toneladas de alimentos, por ano.  Cada cultura agrícola tem necessidades diferentes de água, diferença também de vida útil; produção de alimentos versus massa orgânica do vegetal.
32) um quilômetro quadrado de área cultivada produz de 4.000 a 10.000 toneladas de alimentos por ano, com 45 a 320m³ (45 a 320L/kg)de água por tonelada de alimentos. No caso do item 30 o cálculo é para a arborização que fornece alimentos e oxigênio, uma massa vegetal de 2m³/m². No caso das culturas agrícolas do item 31 é massa de alimentos produzida pela  massa vegetal:  0,5m³/m²  de massa vegetal  do  arroz, mas produz até 600 gramas(massa de alimentos) desse cereal por metro quadrado de área cultivada. A mangueira produz 10kg de polpa(da manga) por m² de área cultivada.
33) Os excrementos – fezes, urina, dejetos + água da descarga do vaso sanitário+ água da lavagem da louça= 35L/Dia/pessoa, 35.000m³ por dia na cidade de 1.000.000habitantes. São  5.000 m³ de água por dia, por quilômetro quadrado de área cultivada ou 1.250ml a 4.000ml/m²/DIA, mas qual seria a necessidade de adubação da lavoura em termos de volume de excrementos? Depende de outros elementos – solo, cultura agrícola, ventilação, luz solar, estação do ano;
34)Os excrementos de todos os animais, inclusive do Homem, constituem um elo do CICLO ALIMENTAR ou nutricional da vida na Terra, onde todos os seres vivos – vegetal, animal e microrganismos são alimentos de todos, todos vêm do pó, e voltam ao pó. O volume de excrementos expelidos pelos 190.000.000 de brasileiros corresponde á milionésima parte da massa de excrementos da fauna e do gado do Brasil, mas os excrementos do homem são mais ricos em nutrientes minerais, matéria orgânica, gases...
35) o consumo de energia elétrica deve ser de 1KW por pessoa ao dia, 30KW por mês, inclusive com a energia da iluminação externa. O edifício exemplificado de 2.000 habitantes, moradores consome 2.000KW de energia elétrica por dia. Na instalação dos geradores de energia elétrica produzida pela energia eólica e solar, no topo do edifício, deve-se buscar a capacidade para ser autossuficiente: produção=consumo.
36) a coleta e reciclagem  de lixo no apartamento e em todo o edifício deve uma preocupação(conscientização) de todos os moradores. Em cada apartamento teremos depósitos de coleta identificados por número ou cor. No sanitário um balde com tampa para coleta de papel higiênico usado; na cozinha um depósito para restos de comida, cascas de frutas, sementes, com tampa, e outro balde para plástico, embalagens, latas. Em outros 2 recintos do apartamento depósitos para  isopor, borracha, plástico, e outro para metais. No prédio o papel higiênico(é matéria orgânica) usado vai para o campo com os excrementos; Um depósito para papel, papelão; um depósito para metais e vidros; um depósito para plástico, borracha, isopor, nylon. Todo esse material pode e deve ser reciclado e já existem as indústrias de transformação que compram metais, vidros, nylon, borracha, papel, papelão. Neste mesmo texto propomos usar borracha, plástico, isopor na construção de estradas, ruas, calçadas. Esse material pode ser também empregado na confecção de telhas e tijolos de argila, e até mesmo(quente, derretido) na parede de alvenaria para assentar os tijolos.
37)A área de captação e armazenamento de água das chuvas para a AGUAR as plantas da área arborizada da cidade deve ser fracionada em várias áreas, a 10 km da área urbana. A área de captação da água das chuvas é forrada durante o período das chuvas com uma lona plástica apropriada, uma calha da largura do plástico, como se fosse um rio, de modo que a água não tem contato com o chão. Corre para um ponto da extremidade da calha(por gravidade ou com paredes laterais de terra)  onde estarão as cisternas(buracos escavados no chão) forradas com lona plástica e coberta com lona plástica, onde não há fuga nem evaporação da água. Essa água vai ser utilizada, somente, no período seco do ano. Nessa água não tem minerais, não tem matéria orgânica e deve ser lançada sobre as plantas por espargidores (esguichos) para atender a 8 exigências físicas biológicas das plantas que NENHUMA outra água atende. A água que tem contato com o chão e outros corpos da Terra perde essas propriedades, por que a água é o principal solvente e substrato da Natureza, e água mole em pedra dura tanto bate até que fura(adquire corpos estranhos).
38) A área de captação e armazenamento de água das chuvas para o abastecimento urbano exige total higiene. A área de captação e armazenamento de água é contornada por 3 obstáculos: uma cerca de arame; uma cerca de tela de nylon malha fina, 6m de altura para barrar insetos, animais rastejantes, alados, poeira, sujeira; Internamente à cerca de nylon um fosso permanentemente com água para barrar qualquer corpo estranho. A área de captação da água é forrada com lona plástica durante a estação das chuvas; as cisternas de armazenamento de água forradas com lona plástica e coberta(fechada) com lona plástica. A água da calha de captação de água entra na cisterna através de uma tela de nylon fechando o forro com a coberta de lona. A coleta dessa água da cisterna será feita por moto bomba através de um cano. A lona plástica recomendada é facilmente encontrada no comércio e deve durar 200 anos dentro d água. Uma peça de 8x50=400m² dar para forrar uma cisterna de 252m³, 252.000 litros de água.
39) Por que 20m² de área coberta e fechada por habitante = OTIMIZAÇÃO.
 Estudos comparativos comprovam que em uma casa com 120m² podem morar 6 pessoas confortavelmente numa relação espaço físico X compartimentos X manutenção X acomodação X consumos X adequação de hábitos e cultura domésticos,  independentemente se as seis pessoas são adultas, adolescentes, jovens, crianças; se dos dois sexos. O mesmo consumo de energia elétrica e de água; mesma dependência de luz natural e ventilação (internas); mesmos volumes de oxigênio e gás carbônico da respiração, valores diferentes, inadequados no caso de haver  mais ou MENOS de 6 pessoas nessa casa ou apartamento de 120m². A isto chamamos de otimização  = 20m² de área coberta e fechada por pessoa.
40) Por que 6m² de área para o lazer, recreação junto da moradia, por pessoa.
O edifício com 2.000 habitantes, 12.000m², área suficiente para a instalação de uma quadra esportiva + sala de ginásticas com aparelhos + playground + uma pista de pedestrianismo de mais de 400m. Esta instalação em uma área de 12.000m² acolheria adequadamente, e instantaneamente  700 atletas e 2.000 assistentes. Se os 800m² desse edifício fossem ocupados por uma casa de 800m² e 40 moradores, a área de lazer, recreação das pessoas seria de 12.000m². Isto mostra que as cidades devem crescer verticalmente para atender as necessidades sociais e ambientais do homem.

41) Por que 100m² de área para cada automóvel estacionar e circular na cidade. Os 500 automóveis desse edifício dispõem de 47.000 m² de ruas/estradas para circularem, e 3.000m² de área de garagens, estacionamento. Os 250.000 automóveis dessa cidade dispõem de 24.000.000m² de estradas/ruas. Se a rua/estrada tiver 8m de largura seriam 3.000km de estradas  dentro da cidade de 131,4 km²= satisfatório.

42) Por que abastecer com água captada e armazenada diretamente das nuvens. Porque nessa água não tem minerais, matéria orgânica, lixo, veneno da lavoura, excrementos...
Leis imutáveis da água: O 1° Estado da água foi o gasoso, há 3,5 bilhões de anos. A molécula de água H²O foi montada na atmosfera. Hidrogênio e Oxigênio são elementos químicos expelidos das entranhas da Terra pelas atividades vulcânicas de então. Somente há 2,5 bilhões de anos foram criadas as condições ambientais para a água condensada(nuvens) na atmosfera, e chuvas – precipitação de água da atmosfera, no estado líquido, no chão – litosfera; mesmo quando a nuvem congela(abaixo de -10°C) os granizos precipitados se convertem em água no estado líquido no contado com os corpos da terra(o chão+).
Choveu ininterruptamente durante milhões de anos na terra, água no estado líquido que formou os oceanos, os lagos = hidrosfera e parte infiltrou-se no chão para formar os lençóis de água subterrânea; Na exclusividade da água no estado gasoso, na umidade do ar atmosférico, a pouca água precipitada na litosfera participou da geração e manutenção de micro-organismos – algas, bactérias, vírus, fungos, protozoários. SOMENTE com a ÁGUA doce e abundante das chuvas é possível criar vida animal e vegetal em toda plenitude, por que  os 4 elementos da Natureza são interdependentes e com as chuvas na litosfera(e criando a hidrosfera) os outros elementos da Natureza foram condicionados para criar vida diversificada. As variáveis atmosféricas que geram as nuvens são as mesmas que criam as chuvas, mas com valores diferentes. As chuvas, hoje, são a única fonte de água doce no estado líquido na Terra, isto é, a água das chuvas é o 4º Elemento da Natureza; A chuva é o Elo mais importante do CICLO da água. Em qualquer lugar da Terra o nível de vida animal e vegetal é proporcional à oferta de chuvas em volume e duração. A partir do momento que a água da chuva tem contato com o chão, ou um corpo qualquer da terra, ela adquire elementos estranhos, por que a água é o principal solvente da Natureza, e água mole em pedra dura tanto bate até que fura; todos os elementos da litosfera são estranhos na água. A atmosfera, onde as nuvens são formadas de água evaporada da hidrosfera e litosfera(água destilada?) a  poluição das atividades do homem(na litosfera e hidrosfera) é insignificante se comparada ao lixo no chão. Todos os corpos da atmosfera são microscópicos e estão dispersos, suspensos na pressão atmosférica que diminui à medida que vai subindo. Com uma chuva de 10mm(10L/m²) em 20 minutos toda sujeira da atmosfera é rebocada pela água da chuva para o chão. A água da chuva que vem logo a seguir a essa varredura atmosférica é a água mais limpa da Terra. O único ser vivo(naturalmente) da atmosfera são os microrganismos aeróbicos que representam uma minoria no Universo microscópico. A água da chuva é a única, no Brasil, que tem pH entre 6 e 7. pH=potencial de hidrogênio que vai de 1 a 14; abaixo de 6 é alcalina; acima de 7 é ácida; 7 é neutro. No Organismo humano cada órgão funciona com um ou mais pH específicos. Qualquer alteração nesse pH faz com que o órgão funcione deficientemente ou não funcione, causando doenças, morte. Nos alimentos do homem existem dezenas de pH diferentes, mas é a ÁGUA DE BEBER que deve ter o pH ideal para o funcionamento do organismo e formação de substâncias, vitais, a exemplo das enzimas. A água de beber tem, no corpo, um caminho diferente dos alimentos – rins, bexiga, uretra, aparelho urinário. No sangue e na massa encefálica do ser humano tem mais de 80% de água; a água de beber não pode ter minerais, matéria orgânica, veneno da lavoura, excrementos, argila, cor, sabor, odor; No Brasil a única água que não tem esses elementos estranhos é A ÁGUA DAS CHUVAS.
E para as plantas? As plantas (incluindo a lavoura do homem) não bebem água. A água entra no vegetal pelas raízes, pelos estômatos das folhas e poros da epiderme. A água coletada do chão pelas raízes das plantas pode ter minerais, todavia a água da chuva que entra nos estômatos e(outros) poros tem de ser água limpa. Da mesma forma que o corpo animal, o vegetal também exige água com pH específico, que é diferente em cada órgão vegetal, diferente em cada vegetal – idade, função no ambiente, espécie...A água das chuvas tem 8 benefícios para a lavoura(as plantas), mas se essa água tiver contato com o chão,  corpos do chão, perde 6 dos 8 benefícios. A ideia é armazenar a água das chuvas durante a estação chuvosa para fazer chuvas todos os dias no verão. O único material criado pelo homem para captar e armazenar água sem alterar a composição da água é o plástico polido, que além de não sofrer desgaste (entre a água e o plástico) é uma superfície antiaderente; por isso o plástico pode durar 200 anos dentro d água. Estamos propondo a mais fácil, simples, eficiente, eficaz, versátil, econômica forma de se ter água doce pura, limpa em qualquer lugar do Brasil; é de graça, vêm todos os anos e não necessita de qualquer artifício mecânico artificial para que ela esteja disponível.
A vida na Terra é formada de 96% de gases da atmosfera e somente as chuvas podem rebocá-los para a litosfera e hidrosfera ao alcance da vida.
43)Como, quando e por que o lixo do Homo Sapiens é absolutamente DESNECESSÁRIO; a coleta e reciclagem TOTAL do material descartado das atividades do homem, que de um instante(como embalagem) para outro ele chama “lixo”, seu luxo, SÃO MAIS FÁCEIS, lógicas, racionais do que o gesto de esvaziar uma embalagem de um produto adquirido espontaneamente(mas muito caro) pelo homem e classificá-la de lixo. Os plásticos, isopor, borracha, nylon NÃO podem ser empregados como embalagens de alimentos ou remédios por que sofrem desgastes com o atrito do plástico(+) com os produtos, e também, perdem massa quando a temperatura ambiental é maior que 40°C. A fabricação desses materiais  é altamente nociva para a atmosfera, litosfera, hidrosfera. O melhor aproveitamento desses materiais é na captação e armazenamento de água. Portanto, sejam bem vindos!

44) Por que 100m² de área por habitante para a arborização da cidade. O Reino vegetal é o reino produtor de alimentos, fornece o oxigênio da inspiração aeróbica dos animais; absorve o gás carbônico da expiração dos animais; controla a temperatura, a umidade do ar e do chão, controla a intensidade e direção dos ventos; participa da infiltração de água no chão para formar lençóis subterrâneos; forma e mantém o solo orgânico/mineral, formação de nuvens e de chuvas.
Quanto mais próximo do homem estiver a cobertura vegetal, mais qualidade de vida para os dois.
Na respiração aeróbica o homem (adulto) inspira 10m³ de oxigênio e expira 10m³ de gás carbônico, por dia de 24 horas. Na cidade temos os automóveis queimando massa orgânica viva e massa orgânica fóssil, poluição particularmente na atmosfera que pode ser atenuada pelo oxigênio fornecido à atmosfera pela vegetação. No Caso de São Paulo Brasil o ideal seria que para cada automóvel houvesse, no mesmo ambiente, uma massa vegetal de 1.000m³. Os 100m³ de massa vegetal, por pessoa,  propostos aqui são para fornecer 5m³ de oxigênio, insuficiente para atender uma pessoa adulta, por dia.
Outra observação a ser feita com relação à arborização, cobertura vegetal, é que tudo o que o homem come vem do reino vegetal, inclusive o peixe do Mar. As árvores são elementos que  têm a massa vegetal disposta verticalmente, de modo que temos maior massa vegetal por área, se comparadas às outras plantas – arbustos e relva, gramínea. Na cidade devemos optar pelo plantio de árvores: mais oxigênio por área. Enquanto isto a maioria das plantas que fornecem alimentos para o homem tem massa vegetal inferior a 0,5m³/m².
Nesta comparação do nível das plantas em massa vegetal X área deve-se observar que para ter árvores (grande massa por área) precisamos de mais água por área. Os 100km² de árvores da cidade exigem um volume de água doce maior do que 300km² plantados com relva, gramíneas, cereais, legumes que fornecem alimentos pra gente. Há exceções: arroz e hortaliças.
45)Reforçando a ideia dos excrementos dos animais como adubação orgânica, ao invés de adubação química; Já vimos que 96% das células são constituídas de gases da atmosfera e APENAS 4%  são nutrientes minerais, DO CHÃO. Se puderem ter os 96% das células ao alcance da vida na litosfera e hidrosfera, NATURALMENTE terão os 4% de nutrientes minerais. O principal nutriente das plantas é o NITROGÊNIO (da atmosfera). A única adubação que tem gases e minerais é o húmus que é produzido por microrganismos e pequenos animais no processo metabólico, a partir da matéria orgânica decomposta, a exemplo do esterco. Os melhores excrementos para formação de húmus são expelidos, excretados pelo homem. Os excrementos dos animais constituem UM ELO do ciclo nutricional.
45)Geração de energia elétrica para o consumo doméstico. Quanto mais alto o edifício da cidade melhor será para se instalar geradores de energia a partir da força motriz do vento.

46) Por que cidades com até 1.000.000 habitantes. Sabemos que as cidades desplanejadas do Brasil é um dos maiores desastres ambientais  (este é permanente) causado pelo homem ao Planeta Terra, principalmente com a área de ocupação por pessoa, o que significa custos em deslocamento(transporte), distribuição de água, energia elétrica, mais rede de esgotos, mais impermeabilização do solo, menos arborização, menos controle de lixo.
O ideal é que 8 milhões de habitantes ocupem 8 cidades. Em quantas cidades São Paulo deveria ser desmembrada?
47)É absolutamente necessário que o homem pense em transporte coletivo, ou pelo menos no automóvel solidário transportando o número de passageiros da capacidade do automóvel.
48) Por que um vaso sanitário antiaderente para os excrementos? Para diminuir a água das descargas. Os atuais vasos sanitários têm uma caixa de descarga que armazena de 8 a 12 litros de água. Se cada pessoa fizer 5 necessidades fisiológicas por dia, com descarga de água, serão 50 litros de água, normalmente a mesma água limpa(?) do abastecimento urbano, cara, dispendiosa, escassa... Mas se estivermos no semiárido NE,  e se esse material vai para a lavoura, não mexam nessa ideia milenar (ano 280dC).
49) Por que 6m² para estacionamento ou garagem de um veículo: A qualquer momento do dia ou da noite pelo menos 1/3 da frota de veiculas da cidade estará circulando, deslocando-se pelas ruas, estradas. Os 250.000 veículos propostos para essa cidade de 1.000.000 de habitantes compreendem carros pequenos, ônibus, caminhões de carga; 1.500.000m² para guardar os veículos estarão  junto dos edifícios residenciais. Os edifícios de serviços públicos e privados terão, cada um, sua área própria para estacionamento e garagem de veículos automotor. A manutenção, oficinas para esses veículos serão construídas longe da área urbana, com todo cuidado para não haver contaminação do solo com derivados do petróleo(graxa, combustível).Observação: Com uma área apropriada para se captar e se armazenar água pura diretamente das nuvens, para o abastecimento urbano e produção de alimentos(agropecuária) desaparece a preocupação com a contaminação da água, já que a água não tem contato com o chão, e a própria chuva(a 1ª em 24 horas) limpa a atmosfera entre a nuvem e o chão.
50)Alguns setores de prestação de serviços podem ocupar espaços dos prédios residenciais. No  caso de hospitais, supermercados, universidades as instalações têm sua própria arquitetura INTERNA, todavia os espaços externos juntos ás instalações obedecem aos mesmos critérios de HUMANIZAÇÃO com estacionamentos(funcionário e usuários), área de lazer(funcionários), arborização(para todos). A verticalidade das instalações é primordial para se ocupar a menor área de chão com a base do edifício, cedendo lugar para a racionalização do ambiente ecologicamente correto. Cada edifício(500) ocupa, em média, área de 250.000m², de modo que a distância entre dois edifícios será maior que 500m, com uma estrada de 8m de largura no meio. Uma cidade com 131,4km² tem 100 estradas marcando ruas que totalizam 3.000km. O acesso entre a estrada e o edifício(500m) é de responsabilidade dos moradores, dentro da área arborizada e de recreação.

 Estudo comparativo entre a selva de pedras e a cidade humanizada, racionalizada.
O habitante da selva de pedras, o cidadão(?) é convertido em um ser de pedras, aço e combustível: coração de pedras, mente de aço e ferro, e espírito de petróleo, álcool e drogas.
Para os técnicos em otimização de ambiente urbano a cidade sustentável compreende mais asfalto, mais calçamento, mais prédios, mais esgotos, mais automóveis, mais lixo, mais tratamento da água doente, mais fios elétricos e postes, mais indústrias poluidoras(o trabalho x os fins justificam os meios).
Para os movimentos sociais, políticos, administrativos e ambientalistas mais estádios de futebol, mais sambódromos, mais jogatina oficial, maior  liberação das drogas, mais liberdade para a degeneração dos valores humanos – corrupção, prostituição, pedofilia...
A selva de pedras realizada pela comunidade científica brasileira É hostilização incondicional as outras formas de vida: a pouca vegetação existente tem o espaço, a longevidade e o desenvolvimento tolhidos pelo cimento, asfalto e outros poluentes do progresso; Animais só em forma de carne, ovos, leite e mel; animais domésticos  - cachorros, gatos presos, fechados,  em íntima promiscuidade com homem na permuta de lixo, excrementos, respiração e doenças. Qualquer outra forma de vida animal é tratada com veneno de morte.
A Conclusão.
Qualidade de vida não é problema, é solução. Cidade humanizada não tem lixo, não tem esgotos, não tem... Conforme foi devidamente explicado neste texto de ciência ambiental.
Ciência da Natureza é ciência exata: se há duas versões para um mesmo Elemento da Natureza, uma é FALSA. Não existe antagonismo nas leis da Natureza.
O Homem moderno bebe, come e respira lixo, veneno e excrementos 24 horas por dia e na sua estupidez acredita que está vivendo. Pobre diabo! Nenhum povo da Terra pode ser apontado como exemplo de qualidade de vida. Tudo o que o homem chama de desenvolvimento sustentável é fator de desintegração da vida. Sua cidade é mesmo uma bomba prestes a explodir; já tem pavio – só falta Mãe Natureza dar uma forcinha e acendê-lo, inclusive no Brasil que tem sido privilegiado até hoje. Qual seria o tipo de doping que faz a cabeça do homem raciocinar para o mal, inclusive para sua autodestruição? A forma certa de se buscar o equilíbrio da Vida na Terra está estampada, retratada na água, no solo, no vento, nos gases atmosféricos, na luz solar incidente na terra e refletida da terra, e em cada ser vivo. Cego é o que não quer ver; estúpido o que não quer entender; demente o que não quer sentir e ouvir; inconsciente o que não tem CIÊNCIA.
Note Bem!
1)A cidade Racionalizada, humanizada descrita neste texto é para HOJE, isto é, Século XXI, ou melhor, meados do Século XXI após a guerra nuclear iminente, quando a contaminação radiativa atingirá a água, o solo e a atmosfera, com o efeito perdurando por muitos anos, mas uma cobertura vegetal densa, com massa vegetal acima de 2m³/m² é capaz de absorver os diversos vetores de impacto nuclear – luz, calor, deslocamento de ar, contaminação atmosférica, do solo, da água...

2) Na REALIDADE a deflagração dos artefatos nucleares é involuntário por erro de operação, ou pela ação de fenômenos meteorológicos/climático/sísmicos que danificarão as instalações das usinas com material e lixos radioativos, e consequentemente o primeiro artefato deflagrado vai acionar o seguinte, e assim por diante, em cadeia.
NÃO PODEMOS SERVIR A DUAS SENHORAS – A VIDA E A MORTE
3)Este Texto de Ciência Ambiental enfoca, com precisão, a ÚNICA opção científica para a Humanidade permanecer VIVA, ciente e consciente no Planeta Terra.






















  


Nenhum comentário:

Postar um comentário