segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Educação ambiental

O que se vê nesta foto é muito comum nas cidades do interior do nordeste; junto ás borracharias que remendam câmaras de ar: botar os pneus velhos no fogo; o  monte de cinzas na área mostra a grande quantidade de pneus que foram queimados; as cinzas e fuligem que ficam após a queimada de borracha é 1/1.000.000. do volume de borracha queimada, e 80% da borracha se transformam em fumaça; pode-se dizer que a fumaça que saiu dessa queimada é capaz de atingir uma área de milhares de km² da atmosfera; considerando que a fuligem da borracha é pesada, ela vai se dispersando lentamente, com o vento, em uma raio de quilômetros em torno da queimada, no chão; por onde ela passa vai bloqueando os poros de transpiração dos corpos de animais e vegetais; durante o verão de 8 a 11 meses, sem chuvas, a fuligem e fumaça da borracha queimada vai impregnando os corpos dos seres vivos; a fumaça da queima de borracha penetra nas narinas da gente e se concentra nos pulmões, causando problemas milhares de vezes mais graves do que a fumaça da queima de tabaco, fumo;O pó da borracha que assenta na terra vai  ficar sempre se movimentando pelo vento e pelos pisoteamento dos animais (e pessoas); só o fato de ter uma estrada de rodagem, BR, junto de casa, digamos até um km de distância, já é suficiente para que a borracha  que sai dos pneus, pelo desgaste, ou sai na fumaça enegreça as paredes das casas; nesta área, da foto, por exemplo, a casas ficam com as paredes escurecidas; a fumaça da queima de pneus é altamente cancerígena, e verifica-se, com uma pequena observação que as pessoas que moram ou trabalham  próximos a essa queimada são, na observação visual, muito doentes; normalmente as pessoas brancas ficam amarelas e as pessoas negras ficam cinzentas; não seria exagero dizer-se que a fumaça causa câncer também no sangue; mas o pior disto tudo é que nessa área do nordeste ninguém se propõe a eliminar essa prática da queima de pneus velhos; já existem máquinas que transformam os pneus em pó, com todo segurança, e esse pó é excelente mistura, com o asfalto, para a construção de estradas de  rodovias;

Nenhum comentário:

Postar um comentário