sábado, 22 de fevereiro de 2014

Educação Ambiental.


5) Problema social.

A violência.

A violência na sociedade Brasileira não é um problema de origem física; se assim fosse os outros animais também seriam violentos. Os animais irracionais só empregam a
 


Informativo O Veredicto, Ano 01, número 03, RNNEBR, 31/05/2.005.
 



violência, aparentemente, quando na defesa e preservação da espécie agredida (é uma defesa e não uma agressão). É por isso que a rolinha tão pequena e frágil ataca o homem que mexe no seu ninho com filhotes; a violência não depende de educação, instrução; se assim fosse, Hitler, Napoleão Bonaparte, Nero, seriam pessoas pacíficas. A violência está ligada á cultura dos povos, principalmente no Deus cultuado (religiosidade é parte da cultura). Cada povo tem o deus (ou deuses) que a sua racionalidade permite; onde há Deus de “Verdade” não há violência. A educação e instrução são produtos do “meio”, enquanto que a cultura é o “intelecto” – projeção do Espírito Humano, que nasce com a gente. Dizem que a segurança da sociedade depende do conhecimento que se tem do agressor e de sua arma de ataque; o agressor é o Homem e a arma de ataque também é o Homem. Conclusão: o Homo Sapiens, atual espécie humana, não conhece a si mesmo. Diz-se, entre os militares que: se queres a paz, prepara-te para a guerra, a ideia de atacar para não ser atacado, se preparando para o ataque – um impasse: a fragilidade cultural do próprio Homem, a humanidade.

O que é violência? Violar regras naturais do contexto universal; exemplo: agressões ambientais afetam todas as formas de vida, inclusive o agressor – o homem. Violar a cultura dos indivíduos, dos povos (o que é violência para uns não o é para outros); exemplo: a corrupção não é violência para o corrupto e corruptor; a prostituição infanto/juvenil não é violência para o pedófilo.


Desarmamento: os idealizadores sugerem impedir a produção de armas de fogo; pretendem desarmar o cidadão. Impasse: a arma de fogo pode ser fabricada em qualquer fundo de quintal; há muita gente habilitada para fabricar armas de fogo no Brasil (sem as fábricas, surge a fabricação clandestina, sem concorrentes); todos os dias entram centenas de armas de fogo pelas fronteiras desprotegidas do Brasil; o fogo é um equipamento e um MEIO; o Homem é a arma e o fim.
Educação ambiental também é ciência social.

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