terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Educação ambiental.

Sertão; problemas e soluções 3. Nesta imagem do sertão se vê uma área totalmente diferente das áreas do sertão das duas postagens anteriores; algumas elevações de pedras (serrotes), lajedos emergentes, e muitos seixos dispersos, aflorados; na imagem, uma casa na zona rural; seria caatinga? Os serrotes (pequenas serras) são de caatingas - não tem solo, e a vegetação nativa é de caatinga - clareiras; embora não esteja bem destacado na fotografia, entre o serrote do fundo e o lajedo alto, mais próximo, existe um riacho temporário, que atraiu essa morada (casa) para essa área; sabe-se que a Humanidade sempre procurou morar junto dos rios, não só por oferecer água para as atividades do Homem, na estação seca, mas também fonte de alimentos, e por vezes via de deslocamento (navegação); no caso do sertão NE os riachos FORAM temporários, o que significa dizer que em determinada época do ano, no tempo das chuvas, tinha água corrente no seu leito; sendo de regime temporário, o homem construiu açudes no riacho, de modo que durante o verão, sem chuvas, dispunha de água no açude para beber, dar de beber ao gado, e plantar capim nas vazantes, ração do gado, mas também plantar (nas vazantes) batata doce, feijão, jerimum para sua alimentação; por conta das agressões ambientais, os riachos passam mais de 3 anos seguidos sem ter água corrente no leito, o que significa dizer que os açudes construídos no riacho não tomam água; existe formas para se ressuscitar os rios e riachos temporários do sertão, a partir dos elementos climáticos nos valores disponíveis, mas o investimento não compensaria, devendo-se investir em ideias com maior retorno econômico, e ambiental;

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