quarta-feira, 16 de abril de 2014

Educação ambiental.



5)Problema social. Lavoura de subsistência.
   Este termo, em todos os idiomas leva a várias interpretações do que seja lavoura de subsistência. Lavoura significa cultura agrícola, plantas, vegetais, atividades agrícolas para a produção de alimentos para o homem.
A planta é um ser vivo, criatura de Deus, e logicamente existe. O prefixo “sub” significa inferior, menor, subordinado; não existe planta subordinada ou inferior – todas são importantes, pois Deus não iria criar uma planta que não ”serve”. Neste caso a subsistência, inferioridade, subordinação  se refere ao homem.
De fato, a agricultura do homem semiárido é milho, feijão e mandioca, que são a alimentação básica que reúne menos de 20% das necessidades nutricionais do ser humano, criando, assim uma subnutrição, subsistência, subumano, inferior.
Qual seria a razão do homem nordestino fazer essa agricultura inferior, ao invés de uma agricultura de “existência”? Comprovadamente é ignorância, estupidez, irracionalidade.
A Região Nordeste é formada de várias microrregiões que reúnem uma variedade de clima, solo, oferta de chuvas impar, no mundo: nordeste amazônico(com características da Amazônia); sul da Bahia(com características da Região Sudeste); zona da mata(semelhante desde o RN ao RS); brejos de baixadas e altitude; agreste, zonas serranas e sertão.
Para que se tenha uma idéia dessa versatilidade ambiental nordestina basta dizer que nesta Região chove todos os meses do ano;
O volume (médio) de água doce desperdiçado no Mar do Nordeste pelos rios perenes ou caudalosos é 400.000.000m³ por dia, mas se juntarmos com a água dos rios temporários (tem água corrente no leito em um período do ano) o volume de água desperdiçado no Mar é de 4.000.000.000m³;
Cada metro quadrado da Região Nordeste recebe todo ano, das chuvas, de 300  a 2.000 litros de água doce, um dilúvio; 80% dessa água vão para o Mar  e metade do restante, 10% evaporam dos reservatórios e dos corpos de vegetais, com o Sol do verão.
O solo (natural, nativo) da Região é próprio para  criar e alimentar todos os tipos de cultura agrícolas conhecidas no Planeta Terra.
A agricultura do nordeste não tem cultura; é subcultura.

 Transcrito do Informativo O Veredicto,   ano  2.006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário