terça-feira, 15 de abril de 2014

Educação ambiental.

Leite seco do rio e várzeas com salitre, onde a vida é limitada: grama pirrichil no leito de areia, e algarobas nas várzeas, com exclusividade; para o Homem local, para os governos, para a comunidade científica BR, é terra inóspita, estéril, irrecuperável; para nós que fazemos dsoriedem.bogspot.com, Educação Ambiental Cientifica, uma oportunidade de mostrar o PODER da  ciência a serviço da Vida; Partimos do princípio de que essas terras chegaram a essa situação caótica graças ás atividades predadoras do Homem, com sua agricultura estúpida, que culminou com  a criação do salitre, com a redução na oferta de chuvas, com o aumento da evaporação da água, transformando rio temporário em rio duplamente morto - por não ter água corrente no leito, e pela presença do salitre; em várias oportunidades, neste  BLOG, vimos que existem muitas medidas técnicas que podem ser aplicadas com sucesso para reverter esse processo degradante, a partir da captação e armazenamento da água  DOCE  das chuvas nas várzeas, no leito do rio, e nas partes altas da calha do rio, água DOCE que será injetada abundantemente no leito do rio, saturando a camada de areia, e nos lençóis subterrâneos das várzeas; a partir da formação desse volume permanente de água doce, partimos para a criação de uma massa vegetal nas várzeas do rio, e nas partes altas, de preferência madeira nativa,  árvores frutíferas, capins de longo ciclo (ração do gado), cana-de-açúcar, algodão de longo ciclo, e assim estabelecer os ingredientes com performance de 5º Elemento da Natureza, que por sua vez vai estabelecer o equilíbrio dos outros 4 Elementos da Natureza, e suas variáveis atmosféricas.

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