quinta-feira, 24 de abril de 2014

Educação ambiental.

Nesta imagem, aparentemente comum, tiramos muitos ensinamentos sobre o comportamento das plantas, com relação às agressões levadas a efeito pelo Homem; as duas algarobas (ver os troncos) foram cortadas para lenha, mas a madeira do juazeiro não serve para lenha; pagou caro por estar junto das algarobas, atrapalhando a motosserra. O juazeiro, mesmo não sendo leguminosa, brotou muitos galhos; a algaroba mais velha (tronco cortado) não está brotando provavelmente por por já estava doente, secando, e não tinha  a flora bacteriológica nas raízes, fazendo o suprimento de nitrogênio; a algaroba menor brotou galhos novos, tenros, e foram devorados pelo gado; como se pode entender, embora o juazeiro tenha "pago o pato" por estar junto das algarobas cortadas para lenha, não há dúvida de que a diversidade de elementos vegetais responde ao planejamento da Natureza, no contexto da vida, Ciclo da vida; as folhas do juazeiro não servem de alimentos para o gado, porém o juar, fruto do juazeiro, é apreciado por toda fauna, e pelo gado; as folhas secas do juazeiro e da algaroba são adubação orgânica para o solo, para as plantas; todas as plantas fornecem oxigênio para a respiração aeróbica dos animais. A cobertura vegetal cria e mantém o solo, evita a erosão eólica e fluvial; controla a umidade do ar e do chão, controla a direção e intensidade dos ventos; pressão atmosférica, temperatura; contribui para a formação de nuvens e de chuvas; afinal, quem é o elemento estranho no ambiente?

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