domingo, 3 de março de 2013

Educação ambietnal;


CONCEPÇÃO inédita na literatura mundial, do "Ciclo Real da Água na Terra" formado por 4 elos básicos: -ATMOSFERA; HIDROSFERA; CHUVAS; EVAPORAÇÃO. 4 elos secundários: calotas, geleiras e neve; FAUNA - corpos de animais + o Homem = urina, suor, beber, comer, respirar; ÁGUA na terra= subterrânea, fontes  de água + infiltração; COBERTURA VEGETAL - Flora nos Oceanos e nas terras emersas + agricultura; TOTAL de 8 Elos, interdependentes, interligados.
INTERPRETAÇÃO: -  Elo Atmosfera, onde a molécula de Água H²O foi formada: Nuvens - água condensada; Umidade do Ar atmosférico (%) - moléculas de ar com relação às moléculas de água; AR Ascendente - leva água da hidrosfera, dos corpos vivos, do chão para a atmosfera; Ar Descendente - mais frio, traz a água da atmosfera para baixo; As nuvens, a umidade do Ar tem tudo a ver com o Relevo da Terra, Pressão Atmosférica, Ventos, Energia luminosa e calorífica do Sol - estações do ano, temperatura, cor da luz refletida da terra. Variáveis no tempo e no espaço.
- HIDROSFERA: Oceanos, rios, lagos, açudes - ganho ou perda temporária da água relacionados com o relevo da Terra, Pressão Atmosférica, Ventos, Energia luminosa e calorífica do Sol; Tudo a ver com a Atmosfera, chuvas, evaporação, cobertura vegetal;
- CHUVAS; variáveis no tempo e no espaço; medidas em milímetros, ou litros por m²; Tudo a ver com o revelo, pressão atmosférica, ventos, energia do do Sol, atmosfera, calotas e geleiras, hidrosfera, Evaporação, cobertura vegetal, relevo, pressão atmosférica, ventos, energia do Sol.
- Elo Evaporação;  Depende dos outros 7 elos, e tem tudo a ver com o relevo terrestre, ventos, energia luminosa e calorífica do Sol - variáveis atmosféricas;
+COBERTURA VEGETAL - altamente comprometida com a água na Terra; Reino produtor de alimentos; As nuvens, umidade do Ar, as chuvas, a hidrosfera, infiltração de água no chão (e lençóis subterrâneos), evaporação tem tudo a ver com a cobertura vegetal; A Flora está presente nos Oceanos e nas terras emersas, sendo que as terras emersas tem uma massa vegetal 10.000.000 de vezes maior do que nos 70% da superfície da Terra coberta pela água salgada dos Oceanos.
+ Calotas, geleiras, neve - água no estado sólido, 3º estado da água; devem se incorporar à água salgada dos Oceanos com o aumento médio da temperatura na Terra; tem tudo a ver com os outros 7 ELOS, representa mais de 77% da água doce da Terra, mas ocupa uma pequena (relativa) área da Terra.
+ Fauna - animais, incluindo o Homem; está nos Oceanos e nas terras emersas; A fauna está dividida meio a meio nos Oceanos e nas terras emersas.
+ Elo Água subterrânea; oriundas das chuvas, a infiltração de água no terreno para formar os lençóis de água subterrânea depende do volume de chuvas mas principalmente da capacidade de drenagem, o que significa  textura, composição do terreno, e das raízes das plantas.

A flora e a fauna nos Oceanos dependem da atmosfera, das chuvas, da hidrosfera, da evaporação, mas não integra a formação  da vida flora e fauna nas terras emersas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário