sexta-feira, 26 de julho de 2013
Educação ambiental.
Educação ambiental é também ciência social; Olhando-se esse milharal em uma pequena área coberta pelo ângulo de visão da câmara fotográfica, mas principalmente pela capacidade de persuasão científica, muitas informações que passariam despercebidas para a maioria da Humanidade, inclusive para o Homem do Campo, trazem muitos ensinamentos com relação ao DESEQUILÍBRIO ambiental no contexto da vida estabelecida; o mesmo milho plantado no mesmo dia do mês de maio de 2.013, na mesma área, apresenta características diferentes, bem definidas visualmente: 1) o milharal em primeiro plano verde claro, quase amarelado, pequeno, enquanto em segundo plano de visão o milharal verde escuro, duas vezes maior do que o milharal de primeiro plano; 2) o milharal de primeiro plano foi plantado em uma área em declive que ao longo de dezenas de anos foi desmatada, ficando NUA durante esse tempo, sofrendo agressões do arado da capinadeira (no roçado) todos os anos, arrancando o solo, com uma erosão intensa, sempre que chove na área; o milharal de segundo plano está em uma depressão, nascentes de um riacho, e, apesar de ter sido igualmente desmatado ao longo desse tempo recebe por gravidade, todo material de solo arrancado pela capinadeira e erosão nas partes altas do terreno lateral; Enquanto o milharal verde já tem espigas, o milharal amarelo não se reproduzirá, sendo usado apenas na produção de massa orgânica para alimentar o gado; consultamos, no momento da fotografia, o proprietário das terras (e do roçado) a respeito; ele sabe perfeitamente a causa do desastre econômico (sem produção), mas segundo ele, o que a terra DER é lucro; Como se pode deduzir: a seca nordestina é simplesmente cultural; nada a ver com escassez de água, escassez de chuvas.
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