domingo, 28 de julho de 2013

Educação ambiental.

Hino da Cidade/município de São José do Seridó-RN, uma verdadeira História dessa terra e dessa gente, letra da Professora Edite Medeiros, sobrinha do Fundador da Cidade Joaquim Loló, Joaquim Manoel do Nascimento Medeiros.

É São José do Seridó; a Fazenda da Bonita de Joaquim Loló; e os donatários Inocêncio e José Quirino, nos legaram esse berço tão lindo.

Pelas águas do poço da Bonita, foi ali que tudo começou, os vaqueiros, rebanhos e tropeiros, desfrutando daquele sabor; um oásis em plena caatinga, lugar santo que nunca secou; em mil novecentos e dezessete, o povoado se iniciou.

Logo ergueu-se uma vila, à direita do rio São José; as famílias irmanadas, viram um sonho se tornar verdadeiro, São José da Bonita, este foi seu nome primeiro.

E em meio a tamanha euforia, na planície de uma grande malhada, em novembro deu-se a primeira feira, sob a sombra de uma grande latada. Homens fortes, pessoas de brio, sertanejos de mãos calejadas, que plantavam feijão, arroz e milho; Oh! Terra santa e abençoada; os Medeiros, os Quirino, os Balaios, Severos e Dantas; e muitos outros se doaram pela grandeza de nossa cidade; gente simples e altaneira, sobre tudo de amor e coragem.

E por mais de 46 anos, pertenceu a Jardim do Seridó; quando então nos emancipamos, sai BONITA e entra Seridó; São José que acolhe o migrante, és a terra do algodão mocó; és sinônimo de paz e sossego, os teus filhos adoram o teu pó;

Oh, Senhora Aparecida; que do alto Bonita nos vê; nos conduza nesta estrada, nos coloque mais perto de Deus; e São José, nosso Patrono, abençoai este povo que é teu.

Note Bem! Com relação a esta letra do Hino, com texto da professora Edite Medeiros, temos o dever de informar que decorridos 96 anos do início do povoamento de São José da Bonita, que muitos valores aqui enaltecidos já não fazem parte do cenário que se retratou na letra do hino: 1) água do poço da Bonita, poço escavado no leito do rio São José, pelas enxurradas anuais, no qual os vaqueiros, rebanhos e tropeiros buscavam água doce, fresca, hoje é água (pouca) salgada, inadequada para o banho, para os bichos beberem, imprópria para irrigação de plantas, e parcialmente soterrado, e abandonado; 2) já não se planta ALGODÃO no RN; 3) Oh, Senhora Aparecida; trata-se de um oratório (que iremos mostrar) construído a cerca de 20 anos na frente da antiga (provável) casa da Fazenda Bonito, de Joaquim Loló, e portanto não fazia parte do povoado de 1.917. O Sr Joaquim Loló e família eram devotos de São José, que inclusive ajudaram a construir a igreja matriz de São José.
Note Bem! o rio São José, que já foi rio temporário, está morto; passam-se até 3 anos sem ter água corrente no seu leito devido a redução no índice pluviométrico por conta das agressões ambientais ao longo de dezenas de anos; não existem rios maiores no município; nos últimos 30 anos os governos federal e estadual(RN) cavaram dezenas de poços tubulares, tanto para abastecer a Cidade, como a área rural de São José; por conta na redução na oferta de chuvas, e com o desmatamento incondicional das margens do rio e riachos, a infiltração de água das chuvas, no terreno da caatinga impermeável diminuiu drasticamente, não havendo suprimento dos lençóis subterrâneos; a evaporação de água do solo que até final do Século XX era de 2,5L/m²/dia,  mais que duplicou. Consequentemente todos os poços que abasteciam a área urbana se esgotaram, e em todo município de São José do Seridó os poços tem água salgada em processo de esgotamento: em SUMA: faliram todas as ideias que a comunidade científica e o governo BR apresentaram, ao longo de 100 anos, para enfrentar a seca  em São José, e em todo Seridó RN/PB; dsoriedem.blogspot.com  apresentou, nessa oportunidade da visita de 27/07/2.013, a pessoas da Família de Joaquim Loló, que ainda moram nessa cidade, material informativo em CD, que aponta soluções inteligentes para EXTIRPAR a seca na área, com os recursos naturais disponíveis; resta torcer para que o material chegue às mãos de pessoas que desejam fazer o Seridó dar certo; a Sorte de São José do Seridó-RN foi LANÇADA! Lembrando que não existe outra opção para se reverter o quadro de "secura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário