sábado, 13 de abril de 2013

Educação ambiental é vida.

1) A Região Nordeste tem 8 sub-regiões caracterizadas física e ecologicamente, com climas e oferta de chuvas diferentes, mas o Brasil ainda não sabe; a desinformação, ou falsa informação é o grande mal do Brasil; a seca nordestina é cultural.
2)O maior, incondicional, irrestrito desmatamento no semiárido NE acontece  há 200 anos nas terras mais férteis e úmidas - as várzeas dos rios e riachos, hoje, mortas, salinizadas; isto sim, é seca.
3)Para diminuir, reduzir a evaporação de água dos rios, cria-se, e mantém-se uma cobertura vegetal nas duas margens 5 vezes mais larga do que o leito do rio, com massa de 0,5m³/m²; para diminuir a evaporação de água do solo na lavoura, faz-se uma cobertura morta, isto é, com vegetação seca;
4)O Nordeste Amazônico tem 350.000 km², 80% MA, 20% PI; tem vários rios perenes: Parnaíba, Tocantins, Gurupi, Pindaré, Turiaçu, Grajaú, e outros; Toda água subterrânea dessa área é doce, abundante, por causa da oferta de chuvas, com aquíferos extensos, mas os gibis da geografia brasileira desconhecem; Quando o brasileiro diz ou pensa que a Região Nordeste é toda seca, já não é ignorãncia; é agitação ou terrorismo.
5)A Humanidade não vive sem a água doce das chuvas; está provado que o Homem não vive em desertos, nem há como conviver com a seca (escassez de água doce); racional é equacionar os elementos da Natureza para disponibilizar água doce ao alcance de todos os seres vivos das terras emersas da Terra; de fato, está ao nosso alcance.
6)Ora, se o desmatamento bestial na Amazônia reduz a oferta de chuvas no semiárido NE, todo nordestino consciente, responsável deve se engajar em campanhas para que o governo e os maus brasileiros não toquem fogo na amazônia em nome do "envolvimento insustentável".
7)A floresta amazônica que está em 8 países da América do Sul  recebe até 4,5m de chuvas por ano; na amazônia brasileira chove de 2 a 2,5m por ano, em 8 meses, mais de 10 litros por m² ao dia, um dilúvio, média de 2.200.000m³ de água por km².
8) a densidade da floresta amazônica reduz a evaporação de água dos rios e do solo; a transpiração natural forma nuvens que formam chuvas e vida até no semiárido NE; no ritmo atual 50% da amazônia devem ser desmatados até o ano 2.050; diferente da região Nordeste, a vegetação amazônica levaria milhões de anos para se recuperar; por causa do desmatamento a amazônia já conhece a seca, inclusive dos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário