segunda-feira, 27 de maio de 2013

Educação ambiental.

dsoriedem.blogspot.com, Educação Ambiental Científica tem, como dever de mostrar situações socioambientais dos seres vivos no contexto do ambiente aonde estão inseridos; é provável que vendo-se esta fotografia, sem testemunhar a sequência da ação deste indivíduo (cavalo) chegassem a conclusão que o animal está bebendo água; não é comum um animal entrar numa represa para beber água, podendo fazê-lo na beira da água; no caso do equino é comum ver-se o animal entrando na água para se refrescar; Mas neste caso, e isto nos chama a atenção de imediato, o cavalo entrou na água para comer as plantas aquáticas que tem as raízes no chão, embaixo da água, e as folhas flutuam na água para processar a fotossíntese; o cavalo não só come a planta, mas tem a técnica de arrancá-la com talo e tudo; mas há outra curiosidade: no momento o semiárido estar coberto de plantas verdes, ração variada;  analisando à luz do momento, o cavalo  entrou na represa do açude para 3 ações: beber água, refrescar-se, e comer as plantas aquáticas, o que se enquadra numa série de associação de ideias não comuns a um irracional.